VOCÊ ESTÁ EM TERRA FM

Projetos e ações marcam trajetória da Comarca de São Félix do Araguaia em seus 43 anos

Compartilhar

A Comarca de São Félix do Araguaia completa nesta quinta-feira (25 de setembro) 43 anos de instalação, consolidando-se como referência no atendimento dos serviços ofertados pelo Judiciário na região do Norte Araguaia. Criada pela Lei nº 4.004, de 30 de junho de 1978, a unidade foi oficialmente instalada em 25 de setembro de 1982 e, desde então tem contribuído para a interiorização da Justiça em Mato Grosso.

A jurisdição da Comarca abrange as cidades de Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio, além dos distritos de Espigão do Leste, Pontinópolis, Carnaúba e Vila São Sebastião. Localizada em frente à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, às margens do majestoso Rio Araguaia, a região também se destaca pela riqueza cultural das etnias indígenas Carajás e Tapirapé, que integram sua diversidade social.

Atualmente, a Comarca conta com 36 colaboradores, sendo 15 servidores efetivos, 5 comissionados, 8 estagiários, 4 credenciados e 4 terceirizados. O trabalho jurisdicional é conduzido pelo juiz diretor do foro, Luis Otavio Tonello dos Santos, que conta com o apoio do gestor geral José Ivanilson Vieira Campos.

Ao longo de sua trajetória, diversos magistrados passaram pela direção do foro de São Félix do Araguaia, entre eles: José Tadeu Cury, Manoel Ornelas de Almeida, Milton Pelegrini, Gilberto Giraldelli, Jones Gattas Dias, Mário Roberto Kono de Oliveira, Hélvio Pereira, Serly Marcondes Alves, Pedro Sakamoto, João Alberto Menna Barreto Duarte, Francisco Bráulio Vieira, Jamilson Haddad Campos, Walter Pereira de Souza, Moacir Rogério Tortato, Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto, Carlos Roberto Barros de Campos, Rosângela Zacarkim dos Santos, Marco Antonio Canavarros dos Santos, Leonisio Salles Junior, Pedro Flory Diniz Nogueira, Ivan Lúcio Amarante, Janaina Cristina de Almeida, Bruna de Oliveira Farias, Adalberto Biazotto Junior, Vinicius Paiva Galhardo, Marilia de Oliveira Plaza, Silvana Fleury Curado e o atual juiz diretor, Luis Otavio Tonello dos Santos.

Projetos e ações

A gestão atual desenvolve iniciativas voltadas tanto ao público externo quanto ao interno. Para a comunidade, destacam-se os Círculos de Paz e as ações de combate à violência doméstica, que fortalecem o diálogo, a prevenção e a cultura de não violência. Para os servidores, foram implementados atendimentos com fisioterapeuta e psicóloga, voltados ao cuidado com a saúde física e emocional, melhorando a qualidade de vida no trabalho.