Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emite novos alertas para chuvas e ventanias; confira

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu no domingo (16) alertas que são válidos para até esta segunda-feira (17) para vários tipos de ocorrências em diferentes regiões do Estado. Confira abaixo:

Alerta para riscos geológicos

Em razão dos volumes expressivos de chuva dos últimos dias e das características topográficas desses locais, a Defesa Civil estadual está alertando a população que mora em áreas de risco já monitoradas ou áreas com declives e encostas nas regiões da Serra, Litoral Norte (Serra do Mar), Vale do Taquari, Vale do Caí e Vale do Rio Pardo sobre o risco geológico para ocorrências de movimentos de massa (deslizamentos de terra e quedas de barreira).

Os poderes públicos municipais dessas cidades já foram informados a respeito dos riscos indicados após as análises da Sala de Situação do RS e demais institutos de meteorologia e riscos geológicos que subsidiam as informações da Defesa Civil estadual, para que as prefeituras possam adotar as medidas de prevenção previstas em seus Planos de Contingência.

Se você mora em locais com essas características, procure orientações junto à prefeitura da sua cidade para saber como agir.

Observe sinais desse tipo de ocorrência: barulho de galhos e raízes quebrando, o aumento significativo do fluxo de água nas encostas, fendas no terreno, árvores, postes ou cercas inclinadas ou com saliências, barulhos ou tremores do piso ou paredes de sua casa.

Se observar quaisquer sinais desses indicados acima, saia imediatamente do local e acione as forças de resposta: 193 para Corpo de Bombeiros e 190 para Brigada Militar.

Alerta para chuvas intensas em grande parte do Estado

Alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas. Válido até as 10h de segunda. Emergência Ligue 190/193.

Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

Alerta para inundação no rio dos Sinos, em elevação a partir de Taquara

DEFESA CIVIL RS: alerta para inundação no rio dos Sinos, em elevação a partir de Taquara, busque locais seguros. Válido por 24h. Emergência ligue 190/193

Fique atento aos níveis elevados. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro. Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo.

Risco de inundação do rio Taquari durante a noite 

DEFESA CIVIL RS: risco de inundação do rio Taquari durante a noite. Evite áreas de risco. Válido por 24h. Emergência ligue 190/193.

Fique atento aos níveis elevados. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro. Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo.

DEFESA CIVIL RS: Alerta para inundação no rio Paranhana, em elevação em todo o percurso, busque locais seguros. Válido por 24h. Emergência ligue 190/193. Fique atento aos níveis elevados.

Compartilhe nosso conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DE O PLAY

Ouça nossa programação ao vivo

Ao vivo

97,7 Fm

Find

Confresa – MT

 

Avenida 29 de Julho, 8

Quadra 45 

Jardim Planalto.

Contact